After

09-01-2020

" A todos aqueles que já tenham lutado por algo ou alguém em que acreditam" 


Livro: After( 5 livros)

Categoria: YA, literatura erótica

Escritora: Anna Todd

Editora: Editorial Presença


Ai Hardin... Ai Tessa... Uma relação complicada, intensa e tóxica. 

Li os livros da saga After, sim, aquela série de livros que foi inspirada na banda dos One Direction. Quando comecei a entrar por este mundo, nunca pensei no que iria encontrar e para ser muita honesta nunca pensei que os iria ler, mas li.

After, os livros criados pela Anna Todd, originalmente publicados no Wattpad,um sítio onde as pessoas podem criar os seu fanfiction. Estes livros tiveram tanto sucesso que acabaram por ser publicados fisicamente. Em Portugal, a editora que os representa é a Editorial Presença. 

Os livros contam-nos a história da Tessa Young e do Hardin Scott, uma menina inocente e um bad boy. A Tessa, é aquela típica menina que vai para foi educada para ser uma mulher cheia de sucesso, tinha uma mãe exigente, pois a mãe não queria que a filha acabasse por vir algum dia depender de um homem, queria que a filha pudesse ser o que ela não foi, o que acaba por pressionar a Tessa desde criança a ser o que ela gostava de ter sido um dia. Tessa vai para a faculdade sem saber quem era, pois ela tinha sido educada e criada a imagem que a mãe gostava que ela fosse. Ela conhece Hardin Scott, o tipico bad boy, inglês e extremamente atraente e algo nela mexe. Hardin é nos apresentado  como um rapaz problemático, que teve uma infância difícil e que o tornou na pessoa que é, pois não consegue perdoar o passado.

A medida que vamos lendo os livros, podemos ver que o relacionamento que eles têm é um relacionamento um pouco tóxico, abusivo, um relacionamento onde o ciúme controla todas as acções dos protagonistas, onde passam a vida a jogar "jogos" para "picaram-se". A meio dos livros, pensei para mim mesma o que é que a Anna Todd iria querer transmitir com esse relacionamento, pois não encontrava mensagem nenhuma a não ser "afastar-me de pessoas que nos tornem algo tóxico". No entanto, quando li o último livro, pude ver que a relação deles era como era, destruiu a Tessa literalmente mas, foi um abre olhos para o Hardin. Ele acabou por mudar realmente e acabou por concordar com a Tessa quando ela própria disse que o relacionamento deles era abusivo, não fisicamente mas, emocionalmente. Hardin levou algum tempo no livro para se aperceber de que a relação deles era muito obsessiva e surpreendentemente, ele acaba por se transformar numa outra pessoa. Combate os seus demónios e cresce de uma forma saudável. Também vimos uma enorme evolução na Tessa pois, ela deixa de ser aquela rapariga que perdoa tudo o que o Hardin faz e passa a ser uma pessoa que não aceita tudo o que ele faz e não o perdoa. Ela torna-se mais forte e mais senhora de si própria. 

Eu li os cinco livros e admito que foram leituras nada leves de se fazer, eu cheguei a sentir-me mal pelas personagens, estavam a sofrer longe um do outro e estavam a sofrer perto um do outro. Senti-me cheia de emoções ao ler os livros e claro que fiquei um pouco revoltada com certas atitudes que ele tinha com ela que para mim era tudo menos aceitável. Foram leituras cheias de emoção e compreendo todas aquelas pessoas que não se identificaram com os livros ou que não gostaram de todo, mas também percebo quem gostou e quem se identificou. Claro que ninguém gosta de ler histórias onde mostram relacionamentos tóxicos e por ai, gostamos de ler histórias bonitas onde tudo é perfeito e certo, mas a vida não é assim. Ninguém é perfeito, nenhum relacionamento é perfeito e muitas vezes para chegarmos a perfeição do mesmo precisamos de passar pela imperfeição. 

O último livro fez-me mudar de ideias e acabei por gostar dos livros, claro que continuo a não achar nada certo o que ele fez, mas achei que no fim tiveram uma história bonita e merecedora. 

Sinopse:

After- Livro 1

"Tessa Young é uma jovem reservada e estável que sai de casa da mãe, uma mulher autoritária e preconceituosa, para iniciar os seus estudos na universidade, separando-se pela primeira vez do namorado de sempre, Noah, um rapaz doce e amoroso.
Logo no primeiro dia, conhece a sua companheira de quarto, Steph, e os amigos desta, entre os quais Hardin, um inglês insolente, cheio de tatuagens e piercings. Rápida e inesperadamente, Tessa e Hardin iniciam uma relação intensa mas atribulada, pois ele é um bad boy que só arranja problemas.
Tessa tem de tomar uma séria e dolorosa decisão: será que faz sentido trocar Noah por Hardin, desiludindo a sua superprotetora mãe e sabendo que a sua vida nunca mais será a mesma? A menos que... poderá ser por amor?"

ATÉ BREVE